segunda-feira, 6 de abril de 2015

Clássico das Multidões ou das confusões?

Minhas considerações sobre o Clássico das Multidões deste domingo, CRB x CSA. Sem contestar a vitória do CRB. Apesar de que o árbitro José Ricardo Laranjeira é fraco. Já demonstrou em outras oportunidades que não tem pulso nem capacidade para comandar grandes jogos.
Saudade me deu agora do coronel Manoel Cavalcante quando ele era árbitro. Eu queria ver acontecer essa bagunça, essas palhaçadas, esse amadorismo, com ele apitando um clássico! Duvido! Hoje é tudo fraco e despreparado. Infelizmente pouquíssimos se salvam. E agora que o Flávio Feijó se aposentou. Pronto! Meu Deus!
Mas, enfim: a vitória do Galo por 2x1, de virada, foi fruto do descontrole do CSA, emocionalmente falando. Jogador expulso, técnico expulso. É uma beleza esse time! Povo tudo nervoso, descontrolado. Acabou tendo gente expulsa e prejudicando o time. Primeiro foi o Anderson Paraíba e depois foi o técnico Nedo Xavier. Como pode isso? Pense num jogo calmo. Pense num povo calmo e pacífico. Pense num clássico da paz! Só que não! Parece mais um futebol de várzea. Aliás, o futebol de Alagoas está beirando a isso!
Aí eu fico pensando aqui: se os jogadores do CSA estavam descontrolados, com o emocional abalado, talvez pela pressão em ter que vencer o clássico, o policial que jogou spray de pimenta no atleta azulino é pior ainda! Sem preparo.
Um clássico que tinha tudo para ser um jogo normal, tranquilo. Com o “grandioso” plano de segurança que foi montado, mas descambou para uma verdadeira confusão. Pense! Mas se não tiver confusão não é clássico das multidões. Não é assim que muitos dizem?
Agora um conselho: no próximo clássico, por favor, levar um chazinho de camomila, um suquinho de maracujá pros jogadores do CSA, pro treinador e pros policiais.
E pior: o jogador Nego, do CSA, foi detido, mas solto à noite, segundo relatos, por ter agredido policiais e ter partido para tomar satisfação com o árbitro. E o cúmulo do absurdo: uma tropa levou o jogador do CSA preso. E eu pergunto: e é o Fernandinho Beira Mar, é? E o cara (Nego) é bandido perigoso???
Mas, deixando as ironias de lado, é uma pena tudo isso. O melhor produto que a gente ainda tem no futebol, o Clássico das Multidões, ter terminado nesse inferno, nessa bagunça! Muita violência, total falta de segurança, brigas de torcedores pelas ruas, nos ônibus. Absurdo! Daqui a pouco não vai ter mais condições de os dois, CSA e CRB, se enfrentarem. Daqui a pouco a FAF vai ter que fazer uma tabela em que não seja possível os dois se cruzarem. Vai ser o jeito!
É o fim do romantismo que existia em outras épocas no Clássico das Multidões.

Nenhum comentário: