segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Profissionais da Globo e Record prestigiam Prêmio Braskem de Jornalismo

Aí, galera. Vamos lá! Estamos nessa também.
O evento será no dia 20, na casa de festas Armazém Uzina, em Jaraguá.

Grandes nomes do jornalismo brasileiro estarão em Maceió no próximo dia 20 para participar do julgamento final e da solenidade de premiação do Prêmio Braskem de Jornalismo 2010. O evento, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas em parceria com a Braskem, vai premiar os autores das melhores reportagens produzidas no Estado entre 2009 e 2010, além de trabalhos estudantis e de assessoria de imprensa.
Fazem parte da comissão julgadora os jornalistas Marco Nascimento (Rede Record), Carla Vilhena (Rede Globo), Eduardo Ribeiro (Mega Brasil), André Teixeira (O Globo) e Lucia Caetano (Companhia de Notícias). Eles julgarão, junto com professores das faculdades de jornalismo, mais de 200 trabalhos, distribuídos em dez categorias. A primeira fase do julgamento começou há dez dias e está selecionando os finalistas.
Esta é a 21ª edição do Prêmio. Criado em 1989, com o patrocínio da Salgema Indústrias Químicas – atual Braskem, ele é considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano. Na edição deste ano participam 118 jornalistas, 17 estudantes e 15 veículos de comunicação, além de sete instituições públicas e privadas que possuem assessoria de comunicação. Ao todo foram inscritos 218 trabalhos, dez a mais que na edição do ano passado.
A Gazeta de Alagoas e O Jornal foram os veículos que mais inscreveram trabalhos (47 cada), seguidos pela Tribuna Independente (26), TV Gazeta (15), TV Pajuçara (9) e TV Educativa (5). Estão presentes ainda os portais de notícia da Internet, bem como publicações de periodicidade semanal. Os veículos cujos profissionais inscreveram mais trabalhos receberão troféus da organização do Prêmio.
A categoria com mais reportagens inscritas foi webjornalismo, com um total de 32. Em seguida vieram Reportagem de TV e Fotografia (29 cada), Reportagem Impressa (28), Design Gráfico (26), Informação Econômica/Política (23), Informação Cultural Turística (12), Informação Esportiva (10) e Assessoria de Imprensa (7). A categoria especial Prêmio Freitas Neto, destinada aos estudantes, teve 22 trabalhos inscritos.
O vencedor de cada categoria receberá troféu e uma premiação em dinheiro. Serão distribuídos R$ 33.500,00 com os ganhadores, incluindo o vencedor da categoria principal, que é o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo.
O jornalista Valter Oliveira será o homenageado deste ano com a Medalha Denis Agra, destinada ao profissional cuja vida profissional, retidão de caráter e esforço pessoal tenham contribuído com a Imprensa Alagoana. Ex-presidente e ex-tesoureiro do Sindicato dos Jornalistas, Valter Oliveira, que também é procurador aposentado, atuou diversos anos no jornal Gazeta de Alagoas, contribuindo não só para o crescimento do jornalismo local, mas para a organização dos jornalistas no Estado.
A solenidade festiva do Prêmio Braskem de Jornalismo 2010 será na casa de eventos Armazém Uzina (bairro de Jaraguá), a partir das 20 horas do dia 20. O Acesso será mediante a apresentação de convite. Participarão cerca de 500 pessoas, entre jornalistas, estudantes, autoridades, empresários da comunicação e outros convidados.


Fonte: Sindjornal

Nenhum comentário: