domingo, 22 de abril de 2012

CSA 2x2 CRB: emoção, confusão, correria, guerra

Foto: Facebook
Lamentáveis os episódios registrados neste sábado, antes, durante e depois do Clássico das Multidões, CSA 2x2 CRB, um confronto cercado, como sempre, de muita emoção. Mas os fatos negativos ultrapassaram toda a emoção que se pudesse sentir ali. Houve muita correria, muita confusão entre torcedores e também com a polícia, truculência do Bope, que saiu batendo nos torcedores, indiscriminadamente, muitos deles inocentes e que nada tinham a ver com as brigas entre as torcidas organizadas.
Do lado de fora do Estádio Rei Pelé, antes de começar o jogo, também houve muita correria. Torcedores de CRB e de CSA queriam se confrontar, em frente à garagem da empresa de ônibus Veleiro. A polícia chegou, botou todo mundo pra correr, evitando que algo pior pudesse acontecer. Os torcedores jogaram bombas, a polícia respondeu atirando balas de borracha. Duas crianças foram atingidas. Corre-corre, muita gente amedrontada. Lamentável!
Nas grandes arquibancadas, torcedores, com famílias e também crianças apanharam, levaram spray de pimenta na cara. Muita gente chorando, correndo. Isso durante o jogo, ainda no primeiro tempo. Os torcedores, revoltados com a ação truculenta do Bope, arremessaram cadeiras contra os policiais e dentro da pista atlética do estádio, onde também tinham policiais.
Um horror! Desnecessário tudo isso.
Ao término do jogo também houve confusão pelas ruas em frente ao Rei Pelé e nova correria.
Tudo isso mostra o despreparo da polícia em eventos como futebol.
Agora eu pergunto: adiantou o Ministério Público proibir os torcedores de irem ao jogo vestindo as camisas das torcidas organizadas ou portando quaisquer materiais alusivos às torcidas?
Claro que não!
É preciso que se faça algo eficiente contra essa onda de violência que aterroriza os torcedores que nada têm a ver com os vândalos - e que na verdade aterroriza a cidade toda, pois onde a gente vai tem violência.
Não adianta apenas proibir fulano ou sicrano de vestir uma camisa, portar uma bandeira, um boné do seu clube de coração. É preciso que os vândalos sejam punidos severamente.
Os episódios de hoje mostraram isso. Será que ninguém enxerga?

Nenhum comentário: