quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

E eis que vem o Natal

O Natal está chegando. Para mim é uma época triste. E depois que perdi meus pais, familiares, amigos queridos isso tudo ficou pior. Nunca gostei de festas de fim de ano. Só gostava quando eu era pequena, quando estava com meus pais, com minha família, todos juntos. Eu ganhava presentes. Ia ao parque de diversões para correr nos brinquedos, localizado na Praça da Faculdade. Voltava para casa, muitas vezes, nos braços do meu pai, eu já morrendo de cansaço e de sono. Mas eu e minhas irmãs nos divertíamos muito!
O fato é que quando a gente cresce tudo muda. A gente vai vendo a realidade. Vê que Papai Noel não existe. Para falar a verdade, nunca fui tão fã assim do "bom velhinho". Nunca fui de querer tirar fotos com ele. Achava sem sentido, esquisito e tinha medo daquela figura barbuda. Admirava só de longe mesmo. Para ser sincera, eu só queria mesmo era ganhar algum presente dele. Era isso. Era esse o meu interesse. E só. Mas ele nunca me deu nada. Foi uma frustração. (rsrsrsrsrs)
E a árvore de Natal? Eu achava bela! Adorava enfeitá-la. Mas depois, quando a festa acabava, ficava com preguiça de desarmar, de tirar tantas bolas, tantos enfeites, tantas luzes - aquele pisca-pisca que sempre queimava, deixava a árvore logo feia. Quando queimava uma lâmpada, apagava tudo e a gente tinha que trocar lâmpada por lâmpada para conseguir descobrir qual era a que estava queimada. Era um horror! Hoje nem ligo mais para esse lance de árvore. Nem tenho mais em casa. Não me importo.
Lembro também que eu fazia um "boneco de neve" que na verdade era confeccionado com papel seda. Ele era grande, branco, com chapéu vermelho, também de papel seda. Os olhos e o nariz eram feitos com pequenas bolinhas de Natal. Ele ficava lindo! Acho que ainda sei fazer. Qualquer ano desses eu vou tentar fazê-lo novamente para ver se ainda fica bem feito e bonito, se ainda levo jeito para a coisa. Lembro que fiz alguns para vender. Mas dá um trabalhão danado!!!    
Voltando às comemorações natalinas, nessa época do ano, apesar dos muitos cumprimentos que recebemos, eu tenho a sensação de que os votos de boas festas, de Feliz Natal, muitas vezes são falsos. É quando a gente "cai na real".
Ah, mas tem uma coisa que eu gosto! Gosto das luzes do Natal. Isso! E quanto mais coloridas melhor! Hoje até elas perderam as cores. Só existem mais luzes de uma mesma cor. Acho sem graça.
As casas, os prédios, as ruas já não estão assim tão enfeitados, tão iluminados como antigamente. As pessoas perderam o entusiasmo. Parece que só não perderam o entusiasmo para gastar, comprar, consumir. É a época do consumo desenfreado. E ninguém se lembra do dono da festa: Jesus Cristo. Se bem que essa estória (com E mesmo) de que Jesus nasceu em 25 de dezembro é "coisa que colocaram na cabeça das pessoas". Não há um relato sequer na Bíblia de que Ele tenha nascido nessa data. 
Aí vem mais uma decepção acerca dessa festa, onde as pessoas - não todas, claro - só pensam em beber, encher a cara, comer demasiadamente, desperdiçar, com a mesa farta, e não pensam um segundo sequer no próximo, naquele que passa fome, que vive na miséria, que não tem um pão para comer, imagine um panetone! Ora, ele nem sabe o que é isso!
Estou escrevendo esse texto porque não posso deixar passar em branco a data em que se comemora o Natal. Mas também para lembrar a todos que Natal não é só festa, não é só beijinho para lá e para cá, tapinha nas costas, abraços, presentes, sapatinhos pendurados na lareira, ceia, peru, Papai Noel e tantas outras tradições. Isso é muito pouco. As pessoas no mundo precisam muito mais do que isso.
Precisamos de PAZ, de AMOR, de DEUS nas nossas vidas. Aí, sim, poderemos dizer que estamos bem, que temos o que comemorar verdadeiramente. Pensem nisso!
Ah.... e Boas Festas!

Nenhum comentário: