sábado, 18 de abril de 2015

Uma gramática, para esse povo, por favor!

O Walter Luis, da Rádio Jornal, está certo quando critica a Federação Alagoana de Futebol (FAF) em relação aos erros contidos no regulamento do Campeonato Alagoano e outras competições. É um verdadeiro show de horrores cometidos à Língua Portuguesa! É um verdadeiro atentado!
Esses regulamentos elaborados pela FAF, bem como os documentos que a entidade prepara são uma verdadeira aberração! Todo ano é assim. Como é que pode uma entidade que comanda o esporte número um do País, o futebol, não ter ninguém lá dentro que seja capaz de redigir um regulamento ou um documento certo?
Imaginem vocês uma coisa dessa - cheia de erros gramaticais, com palavras escritas de forma errada, sem a concordância correta, redação confusa, de difícil interpretação, justamente porque está tudo troncho - sendo enviada para outras federações, para a CBF, enfim, para a imprensa de dentro e de fora do Estado? É o cúmulo!
Lembro que em 2005, ainda na gestão dos Raimundos Tavares e Soares, eu e o amigo e companheiro de Redação na Gazeta de Alagoas Wellington Santos fizemos uma matéria destrinchando - de cabo a rabo - todo o regulamento que na época também era outra aberração, cheio de erros de português, gramaticais, de concordância, de interpretação, enfim, uma bagunça! E ainda ficaram com raiva da gente!
À época, a professora Janaína, que trabalhava na Gazeta como revisora, hoje já falecida, disse que ficou estarrecida com tantos erros que viu. 
Então, acho que dar uma lida, dar uma revisada nos textos, sejam eles dos regulamentos ou de um simples ofício, não custa nada, né? Gente, dá uma lida na gramática, pega um dicionário. O que tem demais nisso? Se tem dúvida, pergunta a alguém que sabe mais. Afinal, ninguém é perfeito. Eu quando tenho dúvida eu pergunto, leio, releio, pesquiso no dicionário, na gramática, no Google, na Wikipédia, e às vezes até escapam alguns errinhos. Perguntar não é vergonha não. Vergonha é divulgar um documento, um regulamento, um ofício cheios de erros. Lamentável - se não fosse cômico!!!

Nenhum comentário: