sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os exageros e a imprensa como inimiga (blog do Alberto Oliveira)

Eu nem queria tocar neste assunto, nem muito menos colocar isso em meu blog.
Mas decidi postar aqui alguns comentários porque meu amigo e jornalista Alberto Oliveira o fez no blog que lhe pertence.
É um assunto tão chato e parece que lá para as bandas do CSA já virou rotina e ficou chato demais.
Pois bem, marquei com o também amigo jornalista Rodrigo Cortez (assessor de imprensa do CSA), na terça-feira, por telefone, a ida do repórter fotográfico da Gazeta deAlagoas José Feitosa, ao Mutange, para tirar fotos dos novos reforços - Adriano, Edson Sá, Tico Mineiro, Fábio Lima, Rafael e Fabrício Tocha - esses dois últimos nem eram assim tão necessários porque já tínhamos tirado fotos deles, logo que aportaram no Mutange. Também disse para tirar fotos do treino, para uma matéria especial na Gazeta.
Ele (Cortez) concordou e por diversas vezes ainda liguei, para confirmar se haveria treino mesmo e se os reforços estariam lá realmente. O que me foi confirmado.
Infelizmente, quando o Feitosa foi lá, quarta-feira, dos reforços só estavam o Fabrício Tocha e o Rafael - os demais, segundo o Cortez, estavam fazendo exames.
Feitosa tirou fotos de alguns jogadores tocando bola, do técnico Lino, do Tocha e do Rafael, antes de iniciar a movimentação propriamente dita.
Mas na hora em que ele foi fotografar o treino técnico-tático, veio a notícia, por parte do assessor de imprensa, de que as fotos do treino não poderiam ser feitas, tipo "para não revelar a preparação do time".
Simplesmente, o Feitosa retirou-se do Mutange e depois me contou o que havia acontecido. Ele fez somente o que pôde fazer e resultado: nosso trabalho acabou sendo prejudicado, lamentavelmente.
Mas, voltando ao Alberto Oliveira, vejamos o que ele escreveu e quero dizer que concordo com tudo o que ele falou em seu blog.

"Foi lamentável o fato acontecido no CT Gustavo Paiva onde o repórter fotográfico da Gazeta de Alagoas, José Feitosa, foi impedido de fotografar o treino do CSA sob alegação de que o time poderia ter “segredos” revelados em sua preparação.
A prática é reincidente no Azulão. O fotografo Clayton Zacarias, que atua no portal esportealagoano já foi vítima desta situação. Não sei se a orientação parte do assessor de imprensa, Rodrigo Cortez, ou se a orientação é do técnico Lino.
A verdade é que não é legal criar uma antipatia do CSA para com a imprensa. Nós ajudamos mais do que atrapalhamos. É óbvio que como jornalistas, precisamos respeitar as orientações e a forma de trabalhar que o clube indicará. Mas algumas situações beiram ao absurdo. Uma foto ou mesmo uma sequência delas não tem o poder de revelar todo um trabalho tático ou de posicionamento feito por um clube.
Também é verdade que principalmente em relação à imagem para impresso/internet é necessário passarmos idéia de movimento em algumas matérias. Lino não tem a obrigação de saber isso, mas Cortez, como assessor, tem a obrigação deste entendimento e deveria encontrar um meio termo em respeitar a necessidade da imprensa em registrar um instante e ao mesmo tempo, adequar as necessidades do clube.
A imprensa não pode ser tida como inimiga ou que está no Mutange para “entregar” o trabalho do Lino para os outros times. Até porque, a assessoria de imprensa e o próprio presidente do clube, invariavelmente, estão enviando e-mails solicitando apoio para divulgação de situação “A” ou situação “B”.
Repito, precisamos respeitar as determinações do clube, mas também é necessário que o clube encontre situações alternativas para podermos levar aos leitores, internautas, as informações sobre o clube e neste caso, a imagem com movimento, que é fundamental para ilustrar a matéria."

Nenhum comentário: