terça-feira, 5 de abril de 2011

"Vândalos 10x0 PM e MP"

Resolvi "pegar carona" no texto do meu amigo e companheiro de redação Gazeta Wellington Santos, sobre o vandalismo que tomou conta da cidade, após o Clássico das Multidões do último sábado.
Lamentável e vergonhoso o que se viu.
Mas vejamos o que o Leto escreveu em seu blog, no site http://www.cadaminuto.com.br/:

CSA 1 CRB 0. Esse foi um dos placares que o torcedor - digo o verdadeiro torcedor - viu no último Clássico das Multidões deste ano, com as despedidas do Campeonato Alagoano dos dois mais tradicionais clubes de Alagoas, no sábado.
Mas aí o leitor poderia interrogar por que colocamos “placares” e não o “placar”, no início do texto? Explico.
O outro placar é simbólico, emblemático. Ministério Público e Polícia Militar (zero), vândalos das organizadas 10 (dez). Isso mesmo. Show de bola, goleada.
Esse “placar” expõe a fragilidade de nossas autoridades no trato com os marginais travestidos de torcedores que, mais uma vez, fizeram e aconteceram no maior clássico de Alagoas.
Não! não! eles não fizeram gols. Eles fizeram o que sempre fazem e são sempre os mesmos “artilheiros” - por assim dizer.
Eles são craques, põem sempre abaixo o tal esquema de segurança.
“Artilheiros” que jogam pedras e tijolos que depredam dezenas de ônibus, aterrorizam famílias no entorno do Rei Pelé - e o grand finale: ganham sempre o jogo, porque voltam sempre e ninguém consegue identificar e punir esses malandros. É sempre assim.
Nesse sentido, eles mandam quase sempre às favas o tal esquema de segurança concebido nas frias e distantes salas com ar-condicionado do Ministério Público (MP) com a nossa briosa Polícia Militar.
No jogo de sábado, principalmente, quando uma das facções atravessou todo o gramado para insultar a outra no lado contrário, sem que existisse uma prevenção na segurança para que isso não ocorresse.
Por essas e por outras o placar foi facções de vândalos 10 x PM e MP 0 (zero).
Resultado: teve até profissional de imprensa que quase perde a visão com o vai e vem de pedras, paus, chinelos e outros artefatos com que esses jogadores mostram sua “arte”.
Com licença, esse jogo - parodiando o roqueiro Lobão em uma de suas músicas lá dos anos 80 - esse placar mais parece o da música "Bangu 1, Polícia, zero!".

Nenhum comentário: