sábado, 3 de setembro de 2011

Solidariedade à amiga jornalista ameaçada

Minha solidariedade à companheira de redação e amiga querida, Niviane Rodrigues.
Lamentável!!!!

Deputado acusado de matar dois ameaça jornalista que cobre Assembleia

Cícero Ferro é acusado de matar primo e vereador.

Odilon Rios
reporteralagoas.com.br

O Sindicato dos Jornalistas se reúne na próxima segunda-feira para discutir as ameaças sofridas pela jornalista Niviane Rodrigues, da Gazeta de Alagoas, na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Cícero Ferro (PMN).
A Gazeta ainda não se pronunciou sobre o caso. Ferro é aliado do senador Fernando Collor (PTB)- dono da Gazeta. É acusado de matar o primo, Jacó Ferro, e o vereador de Delmiro Gouveia, Fernando Aldo, além de indiciado por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional- no desvio de R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia, descoberto em investigações da Polícia Federal.
Na sala da imprensa, esta semana, o deputado disse, diante de outros profissionais da imprensa, que "não iria sobrar um fio de cabelo na cabeça da jornalista, que conhecia o passado, o presente e o futuro dela" e classificou a profissional de "venenosa".
A jornalista encarou o fato como uma brincadeira. Ferro saiu da sala de imprensa, foi ao plenário conversar com o deputado João Beltrão outros deputados, olhando para a jornalista, apontando para os cabelos e para o deputado Temóteo Correia (DEM).
No início da sessão, Correia reclamou do trabalho da jornalista- que cobre a Assembleia.
"Vim aqui a essa tribuna, senhor presidente, para mais uma vez, prestar um esclarecimento e manifestar a minha opinião a respeito de matéria que foi veiculada no Jornal Gazeta de Alagoas, que surgiu em razão de um debate ocorrido ontem quando o deputado Judson Cabral fazia uso da palavra.
"Eu manifestava naquela oportunidade que o duoécimo da Assembleia foi congelado, há cinco anos é o mesmo.
"Eu fiz uma citação e o deputado Cícero Ferro soltou num riso suave, no meu entendimento de admiração, mas o que foi posto no jornal não foi isso. O que foi posto é que os deputados deram uma gargalhada, como se tivesse sido uma reprovação ou algo assim de gozação. Acho que a notícia foi desvirtuada", disse.
Ele pediu que a profissional "estudasse mais um pouco" antes de escrever:
"E essa matéria foi escrita pela jornalista Niviane Rodrigues. Há uma diferença, Niviane, de riso para gargalhada. Você precisa estudar mais um pouco, porque você está num ramo jornalístico, é um ramo que você precisa estar atualizada, você precisa ler. Precisa ir ao Dicionário Aurélio porque gargalhada é gaitada. Ninguém soltou gaitada aqui. Então é preciso quando você for escrever ter o zelo. Quando tiver dúvida sobre uma palavra vai no dicionário. Mas não faça essa tolice de estar invertendo as coisas e praticando absurdo que vem causar constrangimento", disse.
O parlamentar foi aparteado pelo deputado João Beltrão- acusado em três assassinatos, além de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional:
"Agradeço deputado Temóteo e parabenizo vossa excelência, até mesmo porque é um ato de coragem de vossa excelência reclamar alguma coisa da imprensa alagoana. (...) A parte da imprensa alagoana gosta de falar dos políticos, porque os políticos não têm caneta. Eu nunca vi a doutora Niviane falar de um juiz. Eu leio sempre as matérias dela. Eu sou assinante da Gazeta. Eu nunca vi doutora Niviane falar de um desembargardor. Ela tem medo da caneta.
"Ou a empresa que ela trabalha tem medo da caneta. Ou a empresa ou ela. Então, falar de político é muito fácil, até mesmo porque a imprensa vive de subsídios. Subsídios da Assembleia, do governo do Estado, mas ela não divulga quanto a impresa lá recebe, quanto a imprensa recebe para divulgar as coisas.
"Eles não divulgam isso. Mas olhar claro que no meio de 27 deputados nós não somos santinhos. Mas também tenho certeza que o satanás nós não somos. Porque o nosso povo nos coloca aqui para representá-lo. Se eu não estou aqui representando Niviane, ou vossa excelência não está representando Niviane, talvez isso seja o trauma dela porque o dela nunca ganhou eleição.Eu quero parabenizá-lo deputado pela sua coragem de reclamar da imprensa. Amanhã vamos ver como saem os jornais do nosso Estado", disse Beltrão.
Pelo twitter, integrantes da direção do Sindjornal dizem que vão abordar o assunto na próxima segunda-feira, exigindo uma nota de repúdio às ameaças de Cícero Ferro e às declarações de João Beltrão. A Federação Nacional dos Jornalistas também será acionada.

Nenhum comentário: