quarta-feira, 9 de julho de 2014

Brasil 1 x 7 Alemanha: vexame em verde e amarelo

Oscar, autor do único gol do Brasil, chora e é consolado por Lahm
(Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)
Dia 8 de julho, aniversário de minha mãe, já falecida. É uma data inesquecível pelo fato de ela - dona Ziza, como era chamada - ter nascido. Mas esse dia também é um dia que vai ficar na minha mente - de todos os brasileiros, e por que não dizer do mundo todo - por causa do vexame inacreditável da Seleção Brasileira, ao ser goleada impiedosamente por 7 a 1, em pleno Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo no Brasil.
Quem sonhava que o Brasil chegaria à final da competição quebrou a cara. O time de Luiz Felipe Scolari e companhia limitada foi eliminado. Os torcedores brasileiros ficaram atônitos, sem acreditar no que viam - através da telinha das milhares de televisões espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A cada gol alemão, uma agonia, um sentimento do tipo: "me belisca que eu estou sonhando. Ou melhor, estou vivendo um pesadelo".
O que houve com a seleção? Ninguém sabe explicar. Sem Neymar adormeceu, paralisou em campo, deu branco??? Mas será que com Neymar teria sido diferente? Nunca saberemos tal resposta. 
O fato é que a decepção foi tremenda. A ficha, para muitos, ainda não caiu. E o Brasil se deparou, mais uma vez, com um "Maracanazo" em seu caminho neste mundo da bola, como o que aconteceu na Copa de 1950. Mas desta vez na semifinal do Mundial e em um local diferente: o Mineirão. Assim, deverá ficar conhecido, talvez, por "Mineirazo".
É, gente, muita coisa precisa ser mudada na seleção, na CBF e na cabeça de nossos jogadores que se acham deuses, seres acima do bem e do mal, com raras exceções, é claro. Mais humildade, menos publicidade, menos aparições na mídia, mais treinamento, mais comprometimento com a camisa que defende não custam nada a nenhum atleta que sabe representar bem o seu país em qualquer competição.
Mas, voltando ao vexame brasileiro, eis a ficha técnica do jogo, para que este fatídico momento seja sempre lembrado a fim de servir de lição a muitos que se consideram poderosos com a camisa verde e amarela que, por sinal, pesa. E muito.
BRASIL 1 x 7 ALEMANHA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data/Horário: 08/07/2014, às 17 horas
Árbitro: Marco Rodríguez (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Marcos Quintero (México)
Público: 58.141 torcedores
Cartão amarelo: Dante (BRA)
Gols: Muller, aos 10'/1ºT (0-1); Klose, aos 22'/1ºT (0-2); Kroos, aos 24'/1ºT (0-3); Kroos, aos 25'/1ºT (0-4); Khedira, aos 28'/1ºT (0-5); Schurrle, aos 23'/2ºT (0-6); Schurrle, aos 33'/2ºT (0-7) e Oscar, aos 44'/2ºT (1-7)
BRASIL: Julio Cesar; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Paulinho - Intervalo) e Oscar; Bernard, Hulk (Ramires - Intervalo) e Fred (Willian - 34'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker - Intervalo) e Howedes; Khedira (Draxler - 23'/2ºT), Shweinsteiger, Ozil, Kroos e Muller; Klose (Schurrle - 12'/2ºT): Técnico: Joachim Low.

Nenhum comentário: