quinta-feira, 23 de julho de 2015

Estudante de Jornalismo vai lançar livro sobre futebol

Mateus Magalhães
O estudante de Jornalismo Mateus Magalhães Gonçalves, 18, lançará neste dia 23, às 20 horas, no restaurante Fidel Cozinha Boêmia, no Prado, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o seu livro “Quem tabelar com Toni ganha um Fusca” que, retratando o esporte com nostalgia, reúne cerca de 30 crônicas de futebol, que transitam da ficção ao espetáculo da realidade. 
Ao melhor estilo Nelson Rodrigues, o jovem Mateus usa o futebol, seus melindres e suas manhas para falar do mundo. Como mesmo gosta de afirmar, ele enxerga o futebol como “o espelho em pequena escala de vida”. 
Desde muito cedo, o relacionamento dele com a escrita deu bons frutos, mas foi aos 15 anos que, ao lado de grandes amigos que conheceu na internet, decidiu montar um blog sobre futebol, batizado de “Toca e Passa”, que lhe rendeu bons textos, alguns deles, inclusive, presentes no livro.
Além dos textos de Nelson Rodrigues, a inspiração do jovem tem raízes no início da década de 1990. “O gol da ressurreição (escrita em 1991), de Armando Nogueira, foi a primeira crônica que me marcou”, revela Mateus. 
A paixão do estudante pelo futebol e pelos clássicos foi cultivada em família com o tio Cristiano, que o levou ainda na primeira infância para assistir a um jogo no Estádio Rei Pelé. Filho do jornalista da Gazeta de Alagoas Maurício Gonçalves, várias vezes premiado, Mateus Magalhães é é fiel ao time do tio Cristiano, o CSA, mesmo os pais sendo torcedores do rival CRB.  
A ideia de lançar o livro partiu do escritor, professor e poeta Tainan Costa Canário que, ao ficar sabendo da abertura do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, prêmio que venceu por duas vezes, mandou Mateus Magalhães organizar seus textos, batizá-los e inscrevê-los. E deu certo: ele foi um dos 11 premiados em meio a quase 40 obras inscritas. Tainan, inclusive, assina o prefácio de “Quem tabelar com Toni ganha um Fusca”.

Nenhum comentário: