quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CRB encara o CSE e CSA pega o Murici na estreia do Alagoano 2017

(Fernanda Medeiros - Gazeta de Alagoas)

Atual campeão estadual, o CRB vai estrear no Campeonato Alagoano de 2017 enfrentando o CSE, fora de casa. Já o vice-campeão CSA receberá o Murici. A tabela básica e o regulamento do Estadual 2017 foram divulgados na noite desta sexta-feira, pela Diretoria de Competições da Federação Alagoana de Futebol (FAF).
O ASA vai encarar o CEO, campeão da 2ª Divisão desta temporada, na rodada de abertura da competição, dia 21 de janeiro. E, de volta à elite do futebol alagoano, o Miguelense receberá o Coruripe. Já Santa Rita e Sete de Setembro fecham a rodada inicial.
O 1º Clássico das Multidões, CSA x CRB, está marcado para a 4ª rodada, com data a ser definida.
A competição, que terá a participação de dez cubes, terá início no dia 21 de janeiro e o término está previsto para o dia 7 de maio de 2017. Será disputada em cinco fases distintas: Primeira Fase, Hexagonal, Fase Semifinal, Fase Final e Quadrangular da Permanência.
CRB, Coruripe, Murici, Sete de Setembro e CEO estão no Grupo A. No Grupo B estão CSA, ASA, Santa Rita, CSE e Miguelense.
De acordo com o regulamento da competição, na Primeira Fase os times de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada chave vão para o Hexagonal e os dois últimos vão para o Quadrangular da Permanência. No Hexagonal, os seis clubes jogam entre si em partidas apenas de ida. Ao final desta fase, os quatro primeiros colocados avançam para a Semifinal.
Na Semifinal, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida do clube com melhor campanha no Hexagonal, classificando-se os vencedores do confronto para a Final.
Já as equipes que disputarão o Quadrangular da Permanência, jogarão entre si em partidas de ida e volta. Os dois últimos colocados serão rebaixados para o Campeonato Alagoano da 2ª Divisão de 2018.
O campeão e o vice alagoanos de 2017 serão os representantes do Estado na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D, em 2018. Quanto ao terceiro colocado do Estadual do ano que vem, estará garantido na Copa do Brasil de 2018.
PUNIÇÃO DE CSA E CRB
Na tabela divulgada pela FAF além das datas, ainda não constam os locais das partidas. Vale lembrar que CSA e CRB perderam seus mandos de campo – CSA cinco e CRB quatro – por causa das cenas de selvageria registradas na final do Alagoano de 2016, no dia 8 de maio, quando torcedores dos dois times se enfrentaram no gramado do Rei Pelé, após o final da partida.
Sobre essa punição, o CSA está tentando reverter, por meio de seu setor jurídico, e conta com o apoio do presidente da FAF, Felipe Feijó, de Gustavo Feijó (CBF), junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Nenhum comentário: