segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"Agora é que são elas!"

Retirei este tópico do blog do meu amigo Paulo Chancey Júnior (www.cadaminuto.com.br).
Com a devida autorização do autor, decidi postá-lo aqui.

Por Paulo Chancey Junior

O futebol, de forma machista, sempre foi colocado como um esporte exclusivamente para homens. Até nos dias de hoje, quando o futebol feminino nos reservou grandes alegrias, principalmente pela maior jogadora de todos os tempos, melhor do mundo por cinco vezes, a alagoana Marta, existe um preconceito.
Mas, parece que essa visão retrograda está caindo por terra. Não só dentro de campo, mar fora dele. Até a imprensa que é quase que totalmente dominada por homens, começa a abrir espaços para as meninas e mulheres no esporte, seja na apresentação e até nos comentários.
Olhando os programas esportivos no Brasil, é possível ver a presença considerável das mulheres, que de certa forma, já bateram os homens, pelo menos em termos de presença. Uma das mais antigas no posto de apresentadora, a exuberante Renata Fan apareceu como assistente de Milton Neves, e hoje comanda a atração esportiva da Band “Jogo Aberto”.
A inesgotável Mylena Ciribelli trocou a Rede Globo, onde foi repórter e apresentadora, para curtir novas aventuras na Record, onde comanda o programa de sábado “Esporte Fantástico”, já participou dos jogos de inverno pela emissora de Edir Macedo, e terá ainda este ano, o PAN de Guadalajara, no México, que antecede a Olimpíada de 2012, em Londres, e que terá cobertura exclusiva da emissora paulista.
Na RedeTv! A antiga repórter Paola Tocci também tem autonomia, comandando além dos programas esportivos diários, o “Belas na rede”, que conta com a presença das ex-jogadoras Milene Domingues e Daniela Cabral, além das comentaristas Marília Ruiz e Gabi Pasqualin.
Na Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão de grandes eventos esportivos, não poderia ser diferente. Glenda Kozlowsky e Luciana Ávila no “Esporte Espetacular” e Cristiane Dias diariamente no “Globo Esporte”.
Os canais fechados também dão um show de bola. Na Espn Brasil as repórteres Carla Gomes e Patrícia Lopes dá o tom do esporte. No Sportv as belas Vanessa Riche, Joana de Assis e Fernanda Gentil fazem bonito, trazendo as melhores notícias não só do futebol, mas do esporte em geral.
Aqui em Alagoas, mais precisamente em Maceió, não na TV, mas no rádio, on-line e impresso, a presença feminina também alcança os espaços. nas organizações Arnon de Mello, dois fenômenos. Charlene Araújo, na rádio, e Fernandinha Medeiros, no impresso e também no portal futebol alagoano, mostram que mulher entende, sim, de futebol!
Resumindo, o futebol ganhou qualidade, competência e beleza nas suas transmissões. Quem ganha com isso é o telespectador!
Vale a pena ficar ligado!

Nenhum comentário: