quarta-feira, 9 de abril de 2014

Marlon no CSA na visão de Waldemir Rodrigues

Mais uma postagem que retirei, "roubei", sempre com a permissão do autor, o jornalista e comentarista esportivo Waldemir Rodrigues, meu companheiro de Gazeta - Organização Arnon de Mello (OAM), e que foi publicada em seu blog.
Fala sobre a contratação de Marlon Araújo para técnico do CSA, no lugar do demitido Lino.
Vale a pena dar uma lida e refletir, principalmente os críticos que gostam de falar de tudo e de todo mundo.
Vejamos:

A contratação de Marlon como técnico do CSA
Meu amigo e colega Marlon sempre sonhou ser técnico de futebol. Viveu em outras áreas do esporte, construiu, errou, mas venceu mais do que perdeu. Há muito se prepara para a profissão que deseja. De uns tempos para cá, encontrou uma forma de unir o que considera útil - observar e estudar o futebol - com o agradável - comentar para uma emissora de rádio. Agradou na primeira, mas ao dar seus primeiros na segunda, foi rendido pela proposta de ao menos durante alguns dias sentar no banco de reservas para comandar um time profissional em uma competição. Um raro momento para fazer uma experiência, claro que acertando e errando como todos nós que fazemos alguma coisa. Dirigir o CSA em um momento tão importante vai enriquecer seu currículo e melhorar seu aprendizado.
Muitos me disseram que ele pode queimar o futuro, antecipando fatos que poderiam acontecer de forma mais lenta, a partir de tarefas menos árduas do que a que encontrará pela frente. Não penso assim. Ninguém vai poder cobrar nada de Marlon Araújo se o CSA não se classificar na Copa do Brasil - derrotando o São Paulo por dois gols no Morumbi - ou não ganhar do CRB no próximo domingo. Todos terão lembranças vivas na memória a derrota do CSA para o tricolor paulista em Maceió e o bicampeonato, as participações do CRB na Série B, o vice da Série C, etc, etc, enquanto o CSA vive patinando por uma vaga para a Série D, nem sempre com uma campanha no mínimo decente. Nada anormal portanto se ficar pelo caminho.
Também não vejo como os que entendem que não era momento de o CSA apostar numa experiência deste tipo. Ora, o CSA no momento se agarra a qualquer tábua de salvação e pedir socorro a um cara simpático, estudioso e que enxerga bem o futebol não me parece coisa do outro mundo. O clube errou em não conseguir segurar o Oliveira Canindé, em trazer um "estranho" chamado Estevam Soares, trocando-o por Lino pensando em manipulá-lo até ficar rigorosamente sem ninguém. Afinal, que técnico o CSA contrataria agora, quando já não se pode pensar em reforços, quando não há tempo para preparação e precisando de vitória a todo custo? Custo. Esta é outra palavra que cabe. Até que o clube poderia tentar - e trazer - um novo nome, mas por certo gastaria muito mais do que isso.
Por fim, se o time for em frente e se credenciar para a Série D, espera-se que a "experiência" com Marlon continue. Caso contrário, o curto período como técnico pode não lhe ser favorável na função que exerce hoje.
Independente de qualquer coisa, torço por ele. Sempre. Como técnico ou como comentarista. Ele enriquece as duas profissões.

Nenhum comentário: